top of page

Como ter um parto tranquilo!

  • Foto do escritor: Natália Ferreira Camargo
    Natália Ferreira Camargo
  • 14 de out. de 2022
  • 2 min de leitura

Em primeiro lugar é importante escolher bem a equipe que irá te acompanhar durante o pré natal e parto. Você precisa confiar no seu médico. É importante ter uma enfermeira obstetrícia ou uma doula junto com você.

Fazer um plano de parto também é importante. Nele você vai colocar todos os seus desejos.

Assim como nos preparamos para uma maratona durante meses, também precisamos nos preparar para o parto, física e mentalmente.

Fisicamente é importante buscar uma fisioterapia pélvica. Se não for possível, você pode procurar fazer exercícios de Kegel e agachamentos no início da gravidez (sempre bom perguntar ao seu médico se você está liberada para fazer esses exercícios). Caminhadas são muito importantes também. Mais para o final da gravidez pesquise sobre massagem no períneo e peça ajuda ao seu/sua companheiro(a).

A preparação mental também é muito importante. Desde o início da gravidez, procure fazer meditações diárias, mentalizando um lugar de paz. Dê um nome à esse lugar e diga a quem vai te acompanhar durante o parto. Assim, quando as contrações fortes vierem, essa pessoa te dirá “lugar de paz” e você buscará na memória, a sensação que teve ao meditar.

Durante as contrações, é importante não travar a mandíbula. Existe uma ligação entre a mandíbula e o períneo. Se você trava a mandíbula, o períneo contrai. Se você deixar a mandíbula relaxada, a dilatação acontece de forma mais rápida.

Existem pontos de pressão que podem ser usados para aliviar as dores das contrações. Vale a pena dar uma pesquisada e ensinar para seu companheiro(a).

Lembre-se de que o caminho de casa até a maternidade é o mais difícil.

As contrações duram só alguns segundos, e entre uma e outra você tem um intervalo de paz.

Se sua bolsa não estourar, a dor não vai aumentar, a única coisa que acontece é que esse intervalo diminui.

Você tem o direito de pedir anestesia a hora que quiser, mas é bom esperar até os 6cm de dilatação, no mínimo. A anestesia atrasa o parto, quanto mais tarde você tomar, melhor.

Existem métodos não medicamentosos para aliviar a dor, como sentar na bola de pilates, no chuveiro, ou em uma banheira com água quente. Bom parto! 😉

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)

11 94398-9914

©2019 por Psicóloga Natália Camargo. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page